top of page

 SOBRE_ 

A Glocalmusic distingue-se por fomentar ativamente o lema “Pensar global, agir local”. Neste sentido, procura descentralizar a sua ação através da criação de núcleos implementados nos locais onde existe maior facilidade de operacionalização. A Glocalmusic é uma cooperativa cultural de formação relativamente recente (projecto iniciado em outubro de 2015 e legalmente constituído em julho de 2016), mas cuja comunidade de membros e colaboradores directos têm entre si larga experiência e competência em domínios artísticos, socioculturais e educativos.

É uma organização sem fins lucrativos que procura a criação de condições de empoderamento para desenvolvimento do labor artístico e da criatividade do ser humano. É uma agremiação de fazedores de cultura – músicos e artistas, criadores, pesquisadores, formadores – para o desenvolvimento da criatividade musical, entendida como liberdade criativa total, porquanto a criatividade radica na liberdade e é o seu garante.

As principais actividades, desenvolvem metodologias que aliam a criatividade, a arte e a ludicidade, dirigidas a contextos e públicos específicos (população local, escola, idosos, no domínio da deficiência, da educação não formal de técnicos e outros).

MISSÃO

Glocalmusic é uma agremiação de fazedores de cultura – músicos e artistas, criadores, pesquisadores, formadores – para o desenvolvimento da criatividade musical, entendida como liberdade criativa total, porquanto a criatividade radica na liberdade e é o seu garante.
 

GLOCALMUSIC PROPÕE-SE A

1.Prosseguir o desenvolvimento de estratégias que conduzam a uma verdadeira democratização artística, cultural e Humana, nos domínios do sentir e do pensar, do saber e do saber fazer, do imaginar e do poder fazer, do poder ouvir e do poder fazer-se ouvir.

2. Seguir o princípio orientador do cruzamento disciplinar entre as artes. 

3. Desenvolver produtos intelectuais criativos( jogos, manuais, soundbooks, filmes), no domínio da formação artística, educativa e comunitária, através da criação de estratégias de vivenciais multi-sensoriais e lúdico-pedagógicas.

 NÚCLEOS_ 

NT

Núcleo Tejo
A/c Glocalmusic, ACCA, Rua Rainha Sta. Isabel, 7, C.C Rainha Sta. Isabel, loja 28,
Cova da Piedade, 2805-169 Almada

NC

Núcleo Centro
Casa do Rio (Glocalmusic), Praça da República, 73, 1º andar,
3750-110 Águeda

NO

Núcleo Oeste
Casa da Cultura do GDS, Rua da Unidade, 8, Sobreiro Curvo, 
2560-048 A-Dos-Cunhados (Torres Novas)
SOBRE OS NÚCLEOS

A solidificação dos núcleos locais/regionais da Glocalmusic é um objectivo estratégico da cooperativa. O trabalho colaborativo online tem permitido manter uma comunicação constante entre grupos de trabalho compostos por cooperadores dos vários núcleos. Os Núcleos locais organizam-se geograficamente em Núcleos regionais. Os critérios para a criação de um núcleo local assumem a existência de cooperadores residentes nessa localidade interessados em assumir essa representação da cooperativa, de colaboradores, de entidades parceiras e, enfim, de sinergias. Os Núcleos são extraordinariamente importantes na relação com os municípios e as diversas entidades locais/regionais, no levantamento de parcerias locais e, sobretudo, no vínculo directo com a população. A implementação da rede inter-núcleos, a partilha de soluções encontradas por cada núcleo e desenvolvimento de atividades em conjunto entre os núcleos são importantes objectivos. O encontro Fórum Membros, realizado dia 22 de Julho de 2017 nas instalações da Oficina de Música de Aveiro (OMA), foi justamente dedicado ao tema “Núcleos regionais, intervenção local e partilha de experiências inter-núcleos”. Como resultado do encontro, são actualmente considerados três núcleos regionais: Núcleo Centro (Águeda, Aveiro e Coimbra), Núcleo Oeste (Sobreiro Curvo – Torres Novas, Lourinhã e Alcobaça) e o Núcleo Tejo (Almada, Lisboa, Sintra, Oeiras/Algés).

 EQUIPA_ 

Anchor 2
Anchor 3
Anchor 5
nr4.jpg

Nuno Reis

Músico, Fazedor Cultural 

(Direcção Glocalmusic)

luis rodrigues.jpg

Luis Miguel Rodrigues 

Mediador Cultural, Encenador & Formador

(Direcção Glocalmusic)

Ana Paula Pires.jpg

Ana Paula Pires

Professora de Educação Musical

(Direcção Glocalmusic)

bea4.jpg

Beatriz Portugal

Artista & Cantora

(Direcção Glocalmusic)

bitocas1.jpg

Bitocas Fernandes

Músico & Formador

(Assembleia Geral Glocalmusic)

Anchor 1
luisffernandes4.jpg

Luis
Fernandes

Músico, Realizador & Formador

anamaia-copy.jpg

Ana Maia

Psicóloga Educacional

(Assembleia Geral Glocalmusic)

danielromeiro-copy.jpg

Daniel Romeiro

Músico & Formador

(Conselho Fiscal Glocalmusic)

mariajosefilipe.png

Assistente de Produção

antonio gonçalves.jpg

Musicoterapeuta, Terapeuta ocupacional

joaoxavier2-copy.jpg

Psicólogo Educacional

dalilavicente-copy1.jpg

Professora de Música

zetorodrigues12.jpg

Músico e Formador

Camila Amorim.jpg

Consciência Corporal

Diogo Lopes.jpg

Compositor, músico e programador

Adega.jpg

Músico amador

Marina Ascenção.jpeg

Biologa, formadora ambiental, performer amadora

Eunice Sousa.jpg

Professora de Educação Musical

dayys Moreno.jpg

Violinista, Musicoterapeuta e professor

Anchor 4
bottom of page