top of page
.png
20230428_151302_edited.jpg
Portugal_Purple_Signature.png

PROJETO
Atelier PANG

PANG - Artes Performativas para a Próxima Geração. Instrução para combater o dia do juízo final

é um projeto co-financiado pelo programa da Europa Criativa - Secção Cultura, Banda de Cooperação Cultural 2021tendo como host a intituição Artisti Drama (Itália)

O projecto responde a problemas de marginalização e desconforto social entre os jovens europeus, activando a sua participação no processo de criação artística através da utilização das artes performativas como meio de relacionamento e confronto e da linguagem multimédia como meio de quebrar as fronteiras geográficas e o sentimento de isolamento criado na nova situação pandémica.

Objectivos do projecto

  • Lutar contra a marginalização social das crianças, envolvendo-as no processo co-criativo. Este objectivo não poderia ser eficazmente alcançado sem uma abordagem baseada na estratégia de igualdade da UE, um elemento crucial do projecto.

  • Inovar o sector europeu das artes do espectáculo, repensando o diálogo entre artistas e público, moldando o público do futuro. Em particular, o envolvimento dos adolescentes é crucial para a inovação, uma vez que são eles que ditam a linha da evolução digital e da sensibilidade à arte. A ideia geral é, portanto, dar aos jovens um papel activo no processo de criação, para que possam ser um público activo e também consciente e competente no sector das artes do espectáculo. Procurar-se-á atingir o maior número possível de jovens, através do envolvimento das escolas secundárias de cada território.

  • Reflectir e trabalhar sobre o tema do "fim do mundo", um conceito muito evocativo e vinculativo nesta época, pretende ser um veículo para reflexões profundas e vinculativas sobre as diferenças sociais, tais como a falta de direitos, a marginalização, a falta de participação directa nos modos sociais. No projecto PANG, todos os jovens de meios desfavorecidos serão envolvidos em primeiro lugar, por razões económicas, sociais e pessoais. Através deste projecto, os grupos em risco de exclusão social terão a possibilidade de participar activamente na vida cultural do seu país.


Atividades do projecto

O projecto será realizado em Modena (IT), Almada (PT), Lubiana (SI), Tallinn (EE) com um âmbito nacional e transnacional. O PANG enfrenta a questão paneuropeia da participação activa dos jovens no processo criativo e cultural, envolvendo-os quer como público quer como co-criadores de conteúdos criativos através do trabalho realizado directamente com os artistas.

As actividades do projecto estarão em linha e serão complementares às actividades já implementadas pelas organizações, uma vez que todos os parceiros já organizam workshops com diferentes grupos-alvo, trabalham com jovens em diferentes projectos e são muito activos na produção e co-produção de obras artísticas.

Parceria

Artisti Drama (IT)
Glocalmusic (PT)
Pionirski dom - Center za kulturo mladih (SLO)
Sõltumatu Tantsu Lava (STL)


Duração: 24 meses (Setembro de 2022-Setembro de 2024)

rodapé logos.png
20230428_151302_edited.jpg
bottom of page