what-is-brain-dumping-and-how-it-can-hel

CICLO DE
SEMINÁRIOS

Neste tempo de confinamento e pandemia, numa perspetiva de manter a proximidade e atividade com os nossos públicos, a Glocalmusic, vai realizar um ciclo de seminários online.

Esta iniciativa aborda temas específicos, entre a troca de ideias e a formação formal Os seminários são facilitadores por técnicos com experiencia nas áreas abordadas.

 

Seminários 2021

As expressões e as artes na educação 18/19 de Fevereiro

Conteúdos: Quatro metáforas para uma didática das expressões; Modelo de relação pedagógica; Binómio arte-educação; Perspetivas e abordagens das expressões artísticas; Perfil de atitudes e competências do educador; Retroação sobre as experiências.

Facilitador: Daniel Romeiro, professor de educação musical, é licenciado em Ciências Educativas pela Universidade Aberta de Lisboa. Tendo sempre a Arte como ferramenta educativa, tem estabelecido pontes entre a música, o teatro e a dança nas suas várias atividades pedagógicas, com especial foco no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

 

 

Projetos Europeus para a cultura e artes 5 de Março

Conteúdos: Abordagem a projetos da União Europeia, nomeadamente o Erasmus e a Europa Criativa, possibilidades de concorrer, contornos do projeto, desenhar um projeto Europeu, oportunidades destas linhas de financiamento para as organizações e profissionais.

Facilitador: Luís Miguel Rodrigues, Licenciado em Animação sociocultural, formador nas áreas artísticas, animação sociocultura e intervenção comunitária; gestão e coordenação de Projetos; desenvolve trabalhos artísticos com pessoas com deficiência à cerca de 20 anos; é membro do Concelho de Administração da Glocalmusic.

Pequenas tecnologias grandes ideias 18 Março

Conteúdos: Pequenas tecnologias como “Switch” e “Makey Makey” permitem aplicações nos mais variados domínios, com processos de adaptação, facilitadores da interação da pessoa com o meio envolvente. Neste seminário iremos explorar as possibilidades destes interfaces digitais, nomeadamente nos domínios artísticos.

Facilitador: António Gonçalves, Musicoterapeuta e ator, licenciado em Terapia ocupacional, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, desenvolve trabalhos artísticos com pessoas com deficiência há cerca de 15 anos; desenvolveu, realizou e coordenou vários projetos nesta área; faz pesquisa especializada em tecnologia Mackey Mackey.

Igualdade de género e cidadania 8 de Abril

Conteúdos: Contextualização das Questões de Género; Corpo e Género; Assimetrias de Género; Conceções de Género; Igualdade de Género; Género e Cidadania.

Facilitadora: Dulce Cachola, Licenciada em Serviço Social, Trabalha na área da intervenção comunitária, sendo atualmente Diretora Técnica do Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança (CSCRBE), em Beja. É Formadora (Profissionais e Públicos Desfavorecidos, ultimamente com Grupo de Etnia Cigana); foi Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Beja (entre 2009 e 2010)

 

Interculturalidade e Artes 23 de Abril

Conteúdos: Identidades Locais e Regionais – Símbolos Identitários; Identidades Nacionais-Símbolos Identitários, Cultura, Identidade, Globalização e artes; Minorias Étnicas/Grupos Minoritários; Preconceitos; Racismo; Como viver numa Sociedade Globalizada e Multicultural.

Facilitadora: Dulce Cachola, Licenciada em Serviço Social, Trabalha na área da intervenção comunitária, sendo atualmente Diretora Técnica do Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança (CSCRBE), em Beja. É Formadora (Profissionais e Públicos Desfavorecidos, ultimamente com Grupo de Etnia Cigana); foi Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Beja (entre 2009 e 2010)

 

_________________________________________________________________________

 

Público-alvo: Artistas, trabalhadores sociais, Trabalhadores da área da cultura, professores, técnicos, estudantes

Horários: Entre as 18.00 Horas e as 21.00 Horas

Preços: 5 Euros por seminário

 

Formulário de inscrição:

Para participar nos seminários, é necessário preencher o formulário da inscrição e efetuar o pagamento para o IBAN: PT50 003600889910006208746, enviar o comprovativo para o mail: Glocalmusic.coop@gmail.com, colocando no assunto do mail: Seminário.

LINK DO FORMULÁRIO:

shorturl.at/aoGY3